COVID Alert CT: o que você precisa saber



Quais informações você está procurando? Selecione uma das opções abaixo para ser direcionado para a seção correta:

 

 

Informações para casos


Por que recebi um SMS?
As pessoas que testaram positivo para COVID-19 podem receber mensagens de texto do programa de rastreamento de contatos. Essas mensagens são enviadas se:

  • Você perdeu uma ligação de um rastreador de contatos (CT COVID Trace [Rastreamento de COVID de Connecticut] ou do departamento de saúde local)
  • Você está matriculado ou trabalha em uma faculdade ou universidade de Connecticut
  • Você conversou com um rastreador de contatos e solicitou um código para compartilhar o seu resultado positivo


O que acontece se eu clicar no link de verificação para compartilhar o meu resultado de forma privada?

O link que você receberá só funcionará se você já tiver o aplicativo COVID ALERT CT no seu celular. Se já tiver o aplicativo, clicar no link permitirá compartilhar, de forma privada, o seu resultado positivo com as pessoas que tiveram contato com você. Não revelaremos a sua identidade a ninguém. Contudo, essa informação permitirá que esses indivíduos saibam que foram expostos à COVID-19. Dessa forma, eles poderão tomar as medidas necessárias para se proteger e proteger as pessoas ao redor. Depois de clicar no link de verificação, você precisará responder a algumas perguntas simples para concluir o processo.

Meu código positivo expirou. Posso obter outro?
Sim. Seu rastreador de contato enviará o código de verificação para você via SMS mediante seu consentimento. Você terá 24 horas do momento do envio do código para inseri-lo em seu app, clicando no link da mensagem de texto. Se seu código expirou, ligue para a central de rastreamento de contato do estado. Um rastreador de contato poderá emitir um novo código pelo sistema de rastreamento de contato.

Ainda preciso falar com um rastreador de contatos?
Mesmo se você não tiver o COVID ALERT CT no celular, é importante falar com um rastreador de contatos:

  • Se você perdeu uma ligação de um rastreador de contatos, retorne a chamada no número fornecido
  • Se você estiver matriculado ou trabalhar em uma faculdade ou universidade, siga as instruções do rastreador sobre como informar o seu resultado positivo
  • Se você já tiver falado com um rastreador de contatos, não há necessidade de retornar a chamada agora. Contudo, não deixe de realizar o monitoramento diário se for contatado por telefone, e-mail ou SMS

Estou preocupado com o resultado positivo do teste. Onde posso receber ajuda?
Em caso de emergência médica, ligue para 911 ou compareça à unidade de emergência mais próxima de você. Caso tenha dúvidas sobre o resultado do teste ou sobre os sintomas:

  • Ligue para o seu profissional de saúde de confiança ou para o profissional que solicitou o seu teste
  • Se tiver seguro de saúde, ligue para o número de atendimento listado no cartão
  • Se não tiver seguro de saúde nem um profissional de saúde de confiança, ligue para o programa de rastreamento de contatos ou para a unidade de saúde local para ser conectado a uma linha de atendimento que poderá ajudar a responder às suas dúvidas

Caso o meu teste tenha dado positivo para COVID-19, ainda posso frequentar as aulas ou ir trabalhar?

Caso o seu teste tenha dado positivo para COVID, você deve permanecer em casa e isolado de outras pessoas por, no mínimo, 10 dias após o início dos sintomas. Além disso, você não pode ter febre e os seus demais sintomas devem melhorar antes que as atividades normais sejam retomadas, como ir ao trabalho, frequentar aulas ou sair em público. Caso não tenha sintomas, você deve permanecer em casa por 10 dias a partir da data em que o teste deu positivo.

Como posso me isolar de forma segura?
Fique em casa e mantenha a distância de outras pessoas, a menos que precise ir a uma unidade de saúde. Se dividir a casa com alguém, mantenha a distância permanecendo em um cômodo separado. Se precisar sair do seu espaço, use máscara e limpe com desinfetante tudo o que tocar. Se possível, use um banheiro separado de todas as outras pessoas da sua casa. Se não for possível usar um banheiro separado, limpe todas as superfícies tocadas com desinfetante após usá-las. Peça que sua família ou amigos entreguem comida para você do lado de fora da sua porta.

As pessoas que moram comigo precisam fazer quarentena?
As pessoas com quem você teve contato direto ou que estiveram a menos de dois metros de distância de você por mais de 15 minutos são consideradas contatos próximos e devem fazer quarentena. Isso significa que elas devem ficar em casa e longe de outras pessoas por, no mínimo, 10 dias. Os indivíduos que receberam a dose completa de vacina contra a COVID-19 não precisam fazer quarentena.


Informações para contatos

O que devo fazer se eu receber um alerta do app?
Você recebeu um alerta porque esteve em contato com alguém com COVID-19. Pode haver o risco de você contrair a COVID-19. Portanto, fique em quarentena em casa, consulte seu médico e tome as precauções necessárias para proteger a si mesmo e os outros.
A notificação que alertar você sobre uma possível exposição também incluirá o número de telefone dos rastreadores de contato do estado. É necessário ligar para esse número para obter orientações adicionais e se conectar com os recursos de suporte que possam ser necessários.

Um alerta significa que eu contrairei a COVID-19?
Não significa necessariamente que você foi infectado pela COVID-19, mas como você ficou exposto, existe o risco de você desenvolver a doença. Isole-se de outras pessoas e ligue para a central de rastreamento de contato.

Como saber se peguei COVID-19? Quais são os sintomas?
Os sintomas mais comuns da COVID-19 são tosse e febre. No entanto, algumas pessoas também apresentam dificuldade para respirar, dor de cabeça, dor de garganta, congestão, confusão, vômito e diarreia, dor muscular, perda do olfato ou do paladar e fadiga. Os sintomas podem aparecer entre dois e 14 dias após a exposição. Acesse o site do Centers for Disease Control and Prevention (CDC, Centro de Controle e Prevenção de Doenças) para obter mais informações sobre os sintomas da COVID-19.

Lembre-se: mesmo que não esteja com sintomas, você deve ficar em casa por, no mínimo, 10 dias após a data de exposição a uma pessoa com COVID-19. Além disso, é fundamental seguir as instruções do rastreador de contatos com quem conversou.

Como posso saber se esse alerta é legítimo? Qualquer pessoa não pode simplesmente dizer que testou positivo “de brincadeira” e disparar um alerta?
O alerta é legítimo. Se você receber um alerta, saiba que a pessoa com quem você teve contato teve o resultado de teste positivo verificado pelo Connecticut Department of Public Health ou pelo seu departamento de saúde local. 

A que distância eu estive de alguém com COVID-19 e por quanto tempo?
O aplicativo é programado para coletar informações relacionadas a uma exposição a um ou mais indivíduos cujo teste para COVID deu positivo que estiveram a menos de dois metros de você por 15 minutos ou mais. Não temos a distância precisa nem o tempo exato da exposição.

Para fins de investigações de contato com a COVID-19 e possíveis restrições à circulação, como a quarentena, o CDC define contato próximo como estar a menos de dois metros de um indivíduo pelo total de 15 minutos ou mais em um período de 24 horas.

O app registrará exposições se você tiver contato próximo por menos de 15 minutos com várias pessoas que testaram positivo para a COVID-19?
A tecnologia de notificação de exposição pode enviar um alerta se você teve contato próximo com várias pessoas que testaram positivo para a COVID-19 em horários diferentes dentro do mesmo período de 24 horas, mesmo que essas interações tenham sido de menos de 15 minutos cada e contanto que sua exposição total às pessoas contagiosas tenha sido de no mínimo 15 minutos em um período de 24 horas.

O limite de 15 minutos é cumulativo. Se dentro de 24 horas, você passar:

  • 7 minutos próximo da Pessoa A
  • 5 minutos próximo da Pessoa B
  • 4 minutos próximo da Pessoa C

Você receberá uma notificação de exposição se todas essas pessoas testarem positivo porque o tempo cumulativo é de 15 minutos ou mais.

Tenho menos de 18 anos, mas baixei o aplicativo e recebi um alerta. O que devo fazer agora? 
Mostre a mensagem para os seus pais ou responsável legal e siga as instruções na tela. Não podemos falar com indivíduos menores de idade sem a permissão dos pais ou do responsável legal.

Devo fazer o teste para COVID-19? 
Incentivamos você a fazer o teste. Entretanto, pode demorar até duas semanas para que a COVID-19 seja detectada em um teste. Mesmo se receber um resultado negativo, você deve continuar com a quarentena por, no mínimo, 10 dias.

Onde posso fazer o teste?
Acesse ct.gov/coronavirus, digite o seu código postal e clique em “GO” (IR) para encontrar um local para a realização de testes de COVID-19.

Ainda poderei ir para o trabalho ou para a faculdade se eu receber uma notificação desse app?
Se receber um alerta, você deverá seguir as orientações da página de notificação de exposição do app. Saiba que esta é uma situação que muda constantemente, e as orientações podem mudar à medida que aprendemos mais sobre a disseminação do vírus.
Siga as orientações da página de notificação de exposição do app se você for alertado de que foi exposto a alguém diagnosticado com COVID-19. Fique em casa e ligue para a central de rastreamento de contato no número de telefone exibido na notificação do app.

Como fazer a quarentena de forma segura? Por quanto tempo preciso fazer a quarentena?
Para fazer a quarentena de forma segura, fique em casa por, no mínimo, 10 dias a partir da data de exposição indicada no COVID Alert CT, a menos que precise ir a uma unidade de saúde.

Se você mora com outras pessoas, tente ficar longe delas em um cômodo separado. Se você precisar sair de seu espaço isolado, use uma máscara e limpe tudo o que tocar com desinfetante.  Se possível, use um banheiro separado dos demais moradores da sua casa. Se não houver um banheiro separado disponível, limpe todas as superfícies tocadas com um desinfetante após o uso. Peça para amigos ou familiares deixarem a comida do lado de fora da sua porta.

As pessoas que moram na minha casa também devem ficar em quarentena?
As outras pessoas da sua casa não precisam ficar em quarentena por causa de um alerta do app. No entanto, se você ou qualquer outra pessoa da sua casa começar a apresentar os sintomas da COVID-19, recomendamos fazer o teste da COVID o mais rápido possível e evitar contato próximo com outras pessoas enquanto aguarda os resultados.

 

Informações gerais sobre o COVID Alert CT

O que é o COVID Alert CT?
O COVID Alert CT é totalmente gratuito. Os usuários do Android podem baixar o app da Google Play Store, e os usuários do iPhone podem ativar as notificações de exposição no app Ajustes. Você precisa ter no mínimo 18 anos de idade para usar o COVID Alert CT.

O COVID Alert CT é o app de notificação de exposição voluntária e anônima para smartphones.

O app monitora quando as pessoas estão perto de outro smartphone com o app ativado usando a tecnologia Bluetooth.

O app alertará você caso esteja em contato próximo com alguém que testou positivo para a COVID-19.

O app também alertará outros smartphones que estejam com o app ativado se você testar positivo para a COVID-19 e estiver em contato próximo com esses indivíduos, com base em seu consentimento para compartilhar códigos de contato próximo.

Como funciona o COVID Alert CT?
Ao longo do dia, o app usa o Bluetooth para detectar quando outra pessoa com o mesmo app ficar a uma distância de até 6 pés (2 metros) de você. Seu telefone troca um código aleatório seguro com o outro telefone para registrar que a pessoa estava próxima.

Se o app detectar que você esteve a uma distância de até 6 pés (2 metros) de alguém por um total de 15 minutos ou mais em um dia, ele adicionará o código aleatório do telefone dessa pessoa a uma lista de contatos próximos. Os dispositivos que estiverem apenas de passagem ou ficarem a mais de 6 pés (2 metros) de distância de você não serão incluídos na lista.

Se você testar positivo:

  • Um rastreador de contatos da sua instituição de ensino superior, o Connecticut Department of Public Health (Departamento de Saúde Pública de Connecticut) ou o departamento de saúde local enviará a você um código pelo celular ou por SMS para liberar os códigos de “contato próximo” que o seu aplicativo registrou enquanto você possivelmente estava na janela de contágio.
  • Depois de enviar esse código pelo app, as pessoas com quem você esteve a uma distância de até 6 pés (2 metros) por 15 minutos ou mais e que também baixaram o app receberão uma notificação de que estiveram em contato próximo com alguém com COVID-19. O compartilhamento da sua lista é seguro e privado. O app nunca revela quem você é a ninguém.

Como o COVID Alert CT protege a sua privacidade?
Sabemos que a privacidade é uma grande preocupação, principalmente em tempos como os atuais e com esses tipos de apps. No entanto, queremos deixar claro que o registro e as notificações de exposição são completamente anônimos. Você não será capaz de identificar ninguém que possivelmente o expôs à COVID-19, nem os outros serão capazes de identificá-lo em caso de uma possível exposição. Suas informações são completamente privadas e confidenciais. O app não coleta seu nome nem informações pessoais.

Lembre-se:

  • Você tem controle total para receber notificações de exposição e pode desativá-las a qualquer momento.
  • O COVID Alert CT nunca rastreará sua localização. Ele usa Bluetooth para detectar se dois dispositivos estão próximos um do outro.
  • Sua identidade nunca será revelada a ninguém.
  • Sua identidade permanecerá anônima. O app nunca coleta, transmite nem armazena suas informações pessoais.

Preciso manter o Bluetooth ativado para o app funcionar?
Sim, você precisará deixar o Bluetooth ativado para poder usar o recurso de registro de exposição do app. É a tecnologia Bluetooth que permite que o app colete os códigos aleatórios de outros smartphones que ficam a uma distância de até 6 pés (2 metros) do seu telefone por 15 minutos ou mais.

O app consumirá muito a bateria do meu telefone?
O app usa a tecnologia Bluetooth Low Energy (BLE, Bluetooth de Baixa Energia) que, em comparação com apps que usam o Bluetooth tradicional, exige um consumo de energia consideravelmente reduzido, mantendo um alcance de comunicação semelhante. Embora o consumo de bateria possa variar de acordo com o tipo e as configurações do telefone, vários testes independentes do impacto da tecnologia BLE nas baterias de celulares constataram que no máximo 1% a 3% da bateria é consumido em um dia inteiro com o Bluetooth ativado. Você também pode verificar o consumo da bateria de qualquer app do seu telefone seguindo as etapas abaixo (que podem variar em dispositivos específicos):

  • Apple iOS: Ajustes -> Bateria
  • Android: Configurar -> Assistência do aparelho -> Bateria

Quais telefones são compatíveis com o app?
O app funciona na maioria dos dispositivos Android (6.0 ou superior) ou iOS (13.7 ou superior).
Usuários da Apple, sigam estas instruções para verificar a versão do seu aparelho
Usuários do Android, sigam estas instruções para verificar a versão do seu aparelho

O app funciona fora do estado de Connecticut?
Nos Estados Unidos, a tecnologia de notificação de exposição é configurada com base no estado em que você se encontra, mas pode funcionar em outros estados. Se você estiver em um estado que compartilha o mesmo servidor do estado de Connecticut, ainda receberá as notificações.

No entanto, se um estado não quiser coordenar seus esforços com outros estados, ele terá o direito de fazê-lo. A partir de outubro de 2020, todos os estados com o app optaram por operar usando o mesmo servidor.

É possível encontrar no site da Association of Public Health Laboratories (APHL, Associação de Laboratórios de Saúde Pública) uma lista atualizada dos países que atualmente estão usando o mesmo servidor que o Estado de Connecticut para o aplicativo de alerta.

Os residentes de Connecticut precisarão baixar o app de outros estados se viajarem para lá?
Veja acima informações sobre como o aplicativo de Connecticut funciona em outros estados. Lembre-se de que se você mora, trabalha ou estuda em Connecticut, queremos garantir sua conexão com um rastreador de contato de Connecticut. Portanto, é importante que você receba notificações do aplicativo de Connecticut para poder receber as informações de contato corretas.

Eu testei positivo para a COVID-19. Como posso ativar um alerta para meus contatos no meu app?
Você precisará de um código de um rastreador de contato para garantir que seus contatos recebam os alertas. Alguém da sua instituição de ensino superior, do Connecticut Department of Public Health ou do departamento de saúde local entrará em contato com você dentro de 24-48 horas para verificar o resultado do seu teste e orientá-lo ao longo do processo. Aguarde o telefonema dos rastreadores de contato. Em Connecticut, o identificador de chamadas mostrará “CTCOVIDTRACE” ou o número do departamento de saúde local.

Como posso enviar feedback sobre o app?
Seu feedback é importante para nós. Você pode enviar feedback relacionado a problemas técnicos para DPH.covidalertct@ct.gov.
 Se você tiver alguma dúvida relacionada às medidas descritas no app sobre autoisolamento e quarentena, ligue para o número de telefone mostrado na notificação do app para receber a ajuda de um rastreador de contato.

Se você tiver qualquer outra dúvida médica, fale com o seu médico e, como sempre, disque 9-1-1 em caso de emergência.